Radiogonometria (Caça-Raposa)

Coluna em CQ-VHF Revista de Verão de 2004.

 

E-punch control station and stick

 

Traditional orienteering punch and cardDurante décadas, os concorrentes de orientação provaram que eles visitaram os seus controles necessários, através da realização de um cartão que eles marcam com socos especiais em cada um. Cada soco tem um padrão único de pinos perfurantes (foto à esquerda). Rádio-orientistas adotou o mesmo sistema, porque os socos são baratos e duráveis. Para as sessões práticas informais, às vezes substituir canetas coloridas ou lápis.

O sistema de pin-punch tem funcionado bem ao longo dos anos, mas parece que pelo menos um corredor perde o cartão em cada caçada. Em um evento local, ele ou ela só vai perfurar o mapa e seguir em frente. No entanto, as regras de campeonatos nacionais e internacionais geralmente afirmam que um cartão perdido significa desqualificação. Outro problema pin punch-se que, ocasionalmente, um concorrente não vai apertar socos firmemente em torno do cartão, tornando difícil ou impossível verificar o padrão de pinos correta.

Orientistas clássicos estão se movendo para o século 21 através da adoção de um método de pontuação eletrônico normalmente referido como “E-Punch.” O sistema mais popular é SPORTident (SI). Veja como funciona: Competidores usar um tag unicamente codificado plástico chamado de “e-vara” ou “vareta”. Na linha de largada, terminar linha e em cada raposa encontrada, inserir esta tag em uma estação de controle SI (também chamado de transponder), que grava o local ea hora exata em um chip na marca utilizando a tecnologia RFID (foto no topo da página). Depois que eles “soco no” no final, eles inserir o e-vara em outra estação de controle na tenda de pontuação, onde um computador portátil recupera todos os dados de tempo do tag. O operador de computador imediatamente imprime e dá ao concorrente um pedaço de papel com o seu tempo total decorrido e se divide (o tempo decorrido para encontrar cada raposa).

Marvin Johnston KE6HTS scores an ARDF eventMarvin Johnston KE6HTS marcar um ARDF forma eventAn precoce de pontuação eletrônica foi utilizada no Mundo Campeonatos ARDF pela primeira vez em 2000. SI marcou o Campeonato do Mundo de 2002, na Eslováquia. Marvin Johnston KE6HTS (segurando o mouse na foto à esquerda) gostou tanto que ele arranjou para a utilização de artes de Los Angeles Clube de Orientação de SI para o Campeonato 2004 EUA, para o qual foi Organizadora Presidente. É também em uso regular em eventos prática do sul da Califórnia.

Demora um pouco mais para os organizadores a criação de uma caçada e-soco, mas quase todos os concorrente prefere. Cartões de concorrentes que estão faltando são uma coisa do passado. E-paus não ficam perdidas porque eles estão firmemente ligado a um dedo com Velcro ®. Eles não ficam no caminho e é fácil dar um soco em fazendo um punho e mergulhando-o no transponder. A impressão revela resultados para todos raposa de colocação e de tempos, por isso é fácil ver quais as rotas que eram os melhores e que as raposas eram mais difíceis.

Sam Vigil WA6NGH punches inVigília Sam WA6NGH socos InAs Eu assisti os campeonatos de 2004, a única desvantagem que eu vi foi o “engavetamento” no ponto de partida. Dois concorrentes em diferentes faixas etárias / categorias gênero deixou a partida em cada intervalo de 5 minutos, assim como raposa # 1 entrou no ar. Eles tiveram que se revezam de perfuração para fora logo após o bip de partida. Senhores costumo deixá senhoras primeiro soco. Ninguém deveria ter que esperar assim. Os organizadores do Campeonato do Mundo resolver isso por ter várias estações de controle idênticas disponíveis no início e fim.

SI software de computador é facilmente programados para uma variedade de orientação e de eventos ARDF. A foxhunt típico é marcado como um “Score-O” na orientação, com cada raposa vale um ponto. O software verifica que os concorrentes perfurar as raposas corretos para suas categorias e que não perfurar raposas estranhos.

Informações de tempo permanece na memória transponder, bem como memória tag. Se um competidor se perde ou não vem para o acabamento, por algum motivo, os organizadores podem obter os dados dos transponders em relação aos quais as raposas o corredor já visitou e quando, como uma ajuda na busca.

E-soco é outro bom motivo para os fãs de ARDF para se reunir com seus clubes de orientação locais. LAOC tem sido muito cooperativo em fornecer o sistema completo para locais e eventos do campeonato ARDF. Clubes de Orientação normalmente cobram 2 dólares ou menos por evento por e-vara de aluguel. Isto ajuda a cobrir o custo do equipamento. Concorrentes regulares comprar e manter sua vara própria para evitar as taxas de aluguel.

Dois modelos de e-stick estão atualmente disponíveis. Eu recommed SI-5 ao invés do SI-6. O custo adicional do SI-6 não se justifica, e não pode ser compatível com alguns equipamentos de e-soco. Aqui estão três fornecedores stateside de e-paus:

866Gaiters
Fonte Berman Orientação
Orientação Scarborough

Seu e-stick pode ser reutilizado centenas de vezes. Estações de controle especiais para limpar seu pau e verificação são fornecidos no início de cada evento. Não há dentro da bateria – o poder vem da estação de controle quando se escreve ou limpar o chip interno.