DICAS PARA UMA BOA CONVERSA EM PX
– Somente comece a falar depois de apertar o PTT (o famoso “Mike”). É sério, mesmo operadores mais experientes, por distração, cometem esse erro e quem está ouvindo não entende nada. Você deve apertar o PTT, esperar 1 segundo e começar a falar.
– Fale devagar e calmo, caso contrário ninguém vai entender você.
– Fale sempre respeitando uma distância de 5 cm entre sua boca e o Mike. Não há necessidade de encostar a boca no Mike, pois isso vai dificultar sua fala e saturar o áudio para quem está ouvindo.
– Gritar é um procedimento que nem sempre resolve, mas falar mais alto pode ajudar.
– Sempre espere uns dois segundos entre o final de uma transmissão e a sua transmissão, isso dá oportunidade para mais alguém pedir para falar.
– Se você quiser participar de uma conversa, aguarde o intervalo entre as transmissões, fale “break”, “oportunidade”, ou simplesmente “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite” e aguarde, logo te chamarão para participar da conversa.
– Nunca interrompa, fale por cima ou fale junto com outra transmissão. A não ser que seja emergência.
– Não use palavrões nem gíria ( a não ser as utilizadas em transmissões de PX), nem brigue pelo PX, lembre-se que não é só você que está ouvindo. Seja educado.
– Sempre que for chamar/procurar alguém no PX, não fale de primeira “Fulano está em QAP?”. Acredite, se o “fulano” não estiver prestando muita atenção no PX, ele não vai atender. Procure chamar duas vezes. Por exemplo: “Atento atento … “fulano” em QAP … É “ciclano” chamando …. Fulano em QAP?. Isso ajuda bastante identificando quem está chamando quem.
– Procure não utilizar o canal 9, apesar de já ter virado bagunça, ela ainda é a canaleta para emergências.
– Se você está começando agora e tiver oportunidade, fique ouvindo as transmissões de outros operadores (na gíria do PX “corujando”), isso ajuda a você pegar o “esquema” das transmissões.