JT65, desenvolvido e lançado no final de 2003, é destinado para extremamente fracos mas lentamente diferentes sinais, tais como aqueles encontrados na troposcatter ou terra-Terra-Lua (EME, ou “moonbounce”) caminhos.
Ele consegue decodificar os sinais que muitos decibéis abaixo do patamar de ruído e pode muitas vezes permitem amadores com sucesso, trocar informações de contato sem sinais sendo audível para o ouvido humano.
Como os outros modos, múltiplo-freqüência shift keying é empregado; ao contrário de outros modos, as mensagens são transmitidas como unidades atômicas após ser compactado e então codificado com um processo conhecido como frente correção de erro (ou “FEC”).
O FEC acrescenta redundância nos dados, tal que todos de uma mensagem podem ser com êxito recuperados mesmo se alguns bits não são recebidos pelo receptor. (O código especial usado para JT65 é Reed-Solomon).
Por causa deste processo FEC, mensagens são decodificadas corretamente ou não decodificadas em tudo, com grande probabilidade.
Depois que as mensagens são codificadas, são transmitidas usando MFSK com 65 tons.
Os operadores também começaram usando o modo JT65 para contatos em HF, muitas vezes usando QRP (muito baixa potência de transmissão); enquanto que o modo não foi originalmente destinado para o uso, sua popularidade deu origem a vários novos recursos para ser adicionados ao WSJT para facilitar a operação de HF.
Eu utilizo o WSJT-X do Linux desenvolvido pelo K1JT Taylor.