O QUE VOCÊ VAI PRECISAR?
Antes de se arriscar com qualquer Aeromodelo que seja, é bom saber que isto não é e nunca vai ser uma simples brincadeira. Também é muito importantes saber e compreender que isto é um esporte e que não deve ser praticado em qualquer lugar, muito menos por crianças ou na presença de crianças.
Eu quebrei bastante a cabeça para poder iniciar no Aeromodelo. Muitos me disseram várias coisas. Mas na prática mesmo, por experiência própria, nada me adiantou. Pensei várias vezes em desistir, sinceramente.
No entanto hoje eu tenho uma verdadeira coleção e já pilotei vários tipos de Aeromodelos e Helimodelos, mas se você não criar coragem e decolar pela primeira vez, jamais vai conseguir. Aqui vou registrar o que funcionou comigo.
Quebrei dois aeromodelos antes, um Piper e um 3D. Mas também não pensei que nas primeiras vezes não irá cometer um erro, por mais vezes que tenha praticado no simulador, é diferente e mais intenso, quando se decola.
Os melhores para aprender a Pilotar, são sem dúvida alguma os Aeromodelos de Asa Alta. Mas no entanto, evite o Piper, pois ele é instável durante a decolagem e não costuma aterrizar muito facilmente.
Este aero foi sem dúvida alguma o meu grande amigo e quem me ensinou de verdade a pilotar. Com ele, entendi a dinâmica do voo como um todo. Este é um Sansei que paguei por ele R$800,00 completo. Já fiz uns 100 voos com ele e mesmo apensar de várias quedas, ele ainda está voando, com alguns ajustes claro. Vamos um vídeo bem legal que possui o HK600, o Nitro Rustler e o Sansei com FPV (Filmagem Interna do Voo):
Este voo foi realizado no Campo do Guarany em Conselheiro Lafaiete – Minas Gerais e ficou bem legal. Decolagem e aterrissagem perfeitas, sem qualquer problema que seja, com direito a um
Como Iniciar no Hobby
Primeiro você vai precisar de um Aeromodelo confiável. Não precisa ser dos mais caros, e nem pode. Mas precisa ser confiável e não adianta comprar Aeromodelos Usados ou feitos em casa. Estes não vão servir como base de aprendizado. Opte por um modelo mais simples, entre os quais posso destacar alguns que são recomendados:
- Sansei – Completo e muito estável – Precisa apenas de Rádio, Receptor e Bateria 3S 11,1V 2200mAh.
- Bix3 ou o Phoenix 2000 EPO que podem ser comprados na hobbyking.com.
Solicite ajuda a outro Aeromodelista para montar, linkar e configurar o rádio de forma correta. Após isto, é só criar coragem, com acompanhamento de alguém, logicamente, em um lugar apropriado e seguro e jogar o Avião para cima.
O Aileron deve ser configurado no Canal 01 do seu rádio e o seu funcionamento é basicamente o seguinte: ao colocar o Stick do controle (lado direito) para a esquerda, ele deverá se mover ESQUERDA para baixo e DIREITA para cima. Isto fará com que o seu Aeromodelo faça uma curva para a esquerda. Ao posicionar o Stick para a direita, os Ailerons devem se mover ESQUERDA para cima e DIREITA para baixo. Isto fara com que o Aeromodelo faça uma curva para a DIREITA. É bem simples, se feito da forma correta.
O Leme deve ser configurado no Canal 2 do seu rádio. O Leme geralmente é utilizado (ou não necessariamente) para auxiliar em manobras mais precisas, ou no caso de perda do comando do Aileron.
O Profundor, que é o responsável por levantar ou abaixar o bico do Aeromodelo, deve ser configurado no Canal 4 do seu Rádio. O seu funcionamento é o seguinte: ao colocar o Stick para baixo, você levanta o bico da Aeronave, o que fará com que ela suba. Ao se posicionar o Stick para cima, o comando deverá abaixar o bico da Aeronave, o que fará com que o Aeromodelo, desça.
O Flap (se houver), é um tipo de freio em um Aeromodelo que fisa reduzir a sua velocidade na aterrizagem, evitando o seu estol. Deve ser ajustado no Canal 5 do seu rádio.
- Durante a aproximação para o pouso, em graduação (ajuste) máxima, permitindo que a aeronave reduza a sua velocidade de aproximação, evitando o estol. Com isso a aeronave pode tocar o solo na velocidade mais baixa possível para se obter a melhor performance de frenagem no solo
- Durante a decolagem, em ajuste adequado para produzir a melhor combinação de sustentação (máxima) e arrasto (mínimo), permitindo que a aeronave percorra a menor distância no solo antes de atingir a velocidade de descolagem.
O Motor deve, obrigatoriamente, ser configurado no Canal 3 do seu Rádio e é ele que ficará responsável pelo controle do ESC, que reduzir a carga de energia de sustentação do giro do motor, ou o aumenta. Colocar o Stick da Esquerda para acima, aumenta o giro do motor. Colocando para baixo, o giro diminui.
Os Freios (se houver) devem ser configurados no Canal 6 do seu rádio. Mas no geral, apenas Jatos necessitam de freios mecânicos no trem de pouso.
Feito tudo isto, é hora de colocar a técnica em prática. Ao decolar, tenha em mente que é muito simples. Procure verificar a carga total da bateria antes da decolagem e o funcionamento de todos os respectivos comandos. Uma vez no alto, procure não perder o Aeromodelo de vista, nem o mantenha muito próximo ao solo. Este é o principal erro de quem está começando. Manter o Aeromodelo mais baixo, por ser mais seguro. Isto não é verdade, pois quanto mais alto, mais seguro será.
Para trazer o Aeromodelo para baixo, mantenha a calma, controle os batimentos cardíacos e não tenha medo, faça uma perna (curva) mais longa, e o alinhe em sua direção, abaixe o bico do aeromodelo e deixe que ele desça. quando estiver próximo ao chão, levante um pouco, (sem motor algum e contra o vento – sempre), o bico do Aeromodelo. Quanto mais lento ele estiver, mais tranquilo será a aterrizagem. Lembre-se sempre disto. Ao tocar o solo, deixe que ele percorra algum espaço, saindo da direção de suas hélices, até que pare. Algumas dicas são muito importantes, vejam:
- Procure decolar contra o vento e jamais a favor do vento
- Se decolar a favor do vento, o Aeromodelo irá estolar e vai cair
- Não mantenha o Aeromodelo muito próximo ao Chão
- Quanto mais alto, mais seguro
- Para aterrizar com segurança, abaixe os Flaps (se houver)
- Alinhe o Aeromodelo contra o vento para pousar
- Ao aproximar do Chão, levante em 15º o nariz do Aeromodelo
Importante: para realizar uma curva sempre perfeita, evitando que o Aeromodelo estole ou entre em parafuso e caia, nunca incline em mais de 45º o Aeromodelo e utilize sempre o auxílio do Leme. Não realize a curva com carga acima de 60% no motor, para evitar o Flutter em sua aeronave. Veja como realizar uma curva com segurança:
Observação: para se decolar com qualquer Aeromodelo que seja, você nunca pode passar de 30º de inclinação, ou ira estolar e cair certamente. A menos que o seu Aeromodelo seja do tipo acrobata. O mesmo se aplica para aproximação de pouso que deve ser gradativa, mantendo -20º contra o vento.
Dica: evite ventos laterais superiores a 10º, principalmente se estiver flapado (em aproximação de pouso) ou se estiver curvando o Aeromodelo. Isto evitará que o mesmo estole e caia.
Atenção: uma das manobras mais fáceis de fazer e mais bonitas, que eu particularmente adora, é o Roll ou popularmente conhecido “parafuso”. Pratique e com algum treino irá conseguir realizar esta manobra, facilmente.
Loop: muitos adoram ver um Loop bem feito e também, é uma manobra que pode ser executada com facilidade por qualquer Aeromodelo, sua suas asas não forem muito grandes, logicamente. Quanto menor for a ASA, maior a velocidade e mais fácil de se executar uma manobra, seja ela qual for.
Vejam agora, algumas das manobras mais utilizadas por aeromodelistas em todo o mundo, que você poderá realizar com um pouco de treino e muita dedicação:
Fonte: CAL – Clube de Aeromodelismo de Lafaiete